
Ingredientes:
450g de ameixas
80ml de água
150g de açúcar
250ml de natas
1/2 colher de chá de essência de amêndoas ou kirsch (opcional)
Preparação:
Colocar as natas (usei creme culinário) no congelador por, pelo menos 15 minutos antes de as usar, deste modo será mais fácil bate-las em chantilly.
Corte as ameixas ao meio e retire os caroços. Cada corte de ameixa em oitavos, e coloque-os num tacho com a água. Tape e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, cerca de 8 minutos. Retire do fogo e misture o açúcar.
Triture (usei a varinha mágica) o xarope e deixe-o arrefecer completamente.
No liquidificador bata as natas e a calda de ameixa*.
* Eu optei por bater as natas e depois envolver nelas o xarope. Mas na receita original mandava bater tudo junto no liquidificador (sem bater as natas previamente)
Sorveteira: Deitar o preparado anterior na máquina de fazer gelados (sorveteira) e aguardar cerca de 30 minutos, ou até que ver que o gelado está pronto. Verter o gelado numa caixa com tampa e levar ao congelador até à hora de servir.
Método tradicional: Coloque o gelado em caixinhas com tampa, leve ao congelador e espere até se começarem a formar cristais de gelo nos bordos do gelado.
Quando isto acontecer, retire o gelado do congelador e bata muito bem com um garfo ou uma batedeira, até quebrar todo o gelo.
Leve de novo ao congelador por mais 2 a 3 horas (vá retirando de meia em meia hora, voltando a quebrar os cristais de gelo com um garfo ou batedeira).